Pesquisar este blog

domingo, 1 de março de 2015

Futebol e Marketing


Com a globalização e os avanços tecnológicos, se tornaram ainda mais importante a divulgação de marcas e serviços. Essa divulgação é feita pelo setor de marketing. Podemos notar que em todos os lugares, desde o restaurante ao shopping center, é possível encontrarmos propagandas das mais variadas, desde o slogan de uma empresa até o merchandising visto na televisão. O fato de você estar lendo esta matéria, é exemplo nítido da força desta ferramenta, seja por um amigo ou uma rede social, você ficou sabendo deste blog.


E no setor esportivo isto não é diferente. As organizações esportivas investem no marketing para que possam estar arrecadando verbas e assim liquidando as suas despesas.Podemos citar como marketing esportivo, o patrocínio nas camisas dos clubes de futebol, que geram receitas milionárias. Como por exemplo, o Clube do Atlético (MG), fechou contratos de um ano com as empresas MRV engenharia, Cemil e Vilma no valor que somados giram em torno de 25,5 milhões de reais segundo o site UOL.

 

Há também, outras maneiras destas divulgações serem realizadas. As grandes contratações realizadas por alguns clubes de futebol não são por acaso. Têm como objetivo aumentar a quantidade dos adeptos, elevar o valor das da receitas através das vendas de seus produtos e pôr fim à repercussão realizada pelos órgãos da imprensa. Exemplos como este, é o que mais vemos no mundo esportivo, como a contratação do meia armador Kaká pelo clube Orlando City (EUA), do Ronaldinho Gaúcho pelo Atlético (MG) e do Júlio Batista pelo Cruzeiro (MG).


Mas nem tudo é um mar de rosas neste setor, pois às vezes o que é realizado, não é aceito pelo público alvo. Para uma melhor compreensão desta situação, podemos mencionar o fato de muitos adeptos e simpatizantes do Clube Atlético Mineiro não terem aprovado a camisa rosa, lançada pelo marketing do clube em março de 2010.
Outro furo realizado pelo marketing no mundo do esporte, foi durante a Copa do Mundo realizada no Brasil. A falta ou dificuldade de se conseguir um sinal para acesso à internet fez com que muitos dos espectadores se sentissem frustrados. Trazendo assim a falta de satisfação e consequentemente muitas reclamações. 

Por este motivo, é necessário uma análise cuidadosa de variáveis como crenças, costumes e cultura da população que será alcançada, para que o resultado obtido através da ação não seja controverso do até então esperado. 

O marketing e o esporte precisam estar aliados, pois os dois buscam aumentar as experiências emotivas produzidas por seus espetáculos. 




Colunista : Gabriel Luan

Abaixo, comente e faça perguntas, para aumentarmos e otimizarmos nossos conceitos sobre o tema.

21 comentários:

  1. Em maio de 2009, foi publicado no you tube: "A espetacular industria do marketing esportivo e sua influência sobre o consumo."
    Video produzido para a disciplina MH604 - Faculdade de Educação Física - UNICAMP.
    Link: https://www.youtube.com/watch?v=66mBI_ZLeOs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  3. bom texto concordo gostei da parte da camisa do atletico k

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, realmente não só no futebol, mas todo o esporte necessita dessa propaganda do Marketing.

    ResponderExcluir
  5. Esse texto foi muito esclarecedor, de fato estamos cercados de marketing, e no esporteeé onde nós conseguimos realmente ver isso.

    ResponderExcluir
  6. Um texto muito
    bem elaborado
    e MARKETING E FUTEBOL
    É uma grande uniao de sucesso!!!

    ResponderExcluir
  7. Otimo texto
    Poste mais, pois esse
    Ficou excelente!

    ResponderExcluir
  8. Em um,mundo de consumismo, o marketing esta em literalmente tudo que nos cerca, e como foco aqui é o marketing no futebol, achei interessantes o posicionamento do autor,bem claro e esclarecedor.Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Parabens gabriel pela sua excelente obra Railayne

    ResponderExcluir
  10. Mt boom !!! Otimoo texto

    ResponderExcluir
  11. Rafaelle Christina Olivera lima4 de março de 2015 às 17:06

    Boa noite Gabriel!!!!!! Venho parabeniza vc pelo seu texto pois ficou Ótimo.....vejo seu esforço em tudo que faz principalmente sua dedicação ao seu trabalho e seus estudos.continue assim pois vc ira longe.admiro muito seu trabalho e sua dedicação aos estudos.Abraços

    ResponderExcluir
  12. Marketing é o que dá vida aos negócios e empreendimentos. No mundo atual precisamos dele em tudo! Muito bom o texto

    ResponderExcluir
  13. Excelente texto um dos melhores q ja li
    e dificil encontrar um texto assim q faca com q as pessoas sintam vontade de ler

    ResponderExcluir
  14. O marketing é muito vantajoso para as empresas e não seria diferente no futebol, pois ajuda na divulgação do clube em outros centros esportivos, além de divulgar marcas e produtos em todo o mundo, assim todos saem ganhando , tanto o time quanto o patrocinador. Ótimo texto! :@

    ResponderExcluir
  15. Muito bom! O tema foi abordado de forma bem interessante. Gostei de outros temas do blog também.
    Vou compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Você, realmente ficou muito interessante!

      Excluir

Comente quantas vezes quiser.
Ah, aproveite e leia as outras publicações e comente também.

marketimizando.blogspot agradece de coração!!!!!