Com a globalização e os avanços tecnológicos, se tornaram ainda mais importante a divulgação de marcas e serviços. Essa divulgação é feita pelo setor de marketing. Podemos notar que em todos os lugares, desde o restaurante ao shopping center, é possível encontrarmos propagandas das mais variadas, desde o slogan de uma empresa até o merchandising visto na televisão. O fato de você estar lendo esta matéria, é exemplo nítido da força desta ferramenta, seja por um amigo ou uma rede social, você ficou sabendo deste blog.
E no setor esportivo isto não é diferente. As organizações esportivas investem no marketing para que possam estar arrecadando verbas e assim liquidando as suas despesas.Podemos citar como marketing esportivo, o patrocínio nas camisas dos clubes de futebol, que geram receitas milionárias. Como por exemplo, o Clube do Atlético (MG), fechou contratos de um ano com as empresas MRV engenharia, Cemil e Vilma no valor que somados giram em torno de 25,5 milhões de reais segundo o site UOL.
Há também, outras maneiras destas divulgações serem realizadas. As grandes contratações realizadas por alguns clubes de futebol não são por acaso. Têm como objetivo aumentar a quantidade dos adeptos, elevar o valor das da receitas através das vendas de seus produtos e pôr fim à repercussão realizada pelos órgãos da imprensa. Exemplos como este, é o que mais vemos no mundo esportivo, como a contratação do meia armador Kaká pelo clube Orlando City (EUA), do Ronaldinho Gaúcho pelo Atlético (MG) e do Júlio Batista pelo Cruzeiro (MG).


Mas nem tudo é um mar de rosas neste setor, pois às vezes o que é realizado, não é aceito pelo público alvo. Para uma melhor compreensão desta situação, podemos mencionar o fato de muitos adeptos e simpatizantes do Clube Atlético Mineiro não terem aprovado a camisa rosa, lançada pelo marketing do clube em março de 2010.
Outro furo realizado pelo marketing no mundo do esporte, foi durante a Copa do Mundo realizada no Brasil. A falta ou dificuldade de se conseguir um sinal para acesso à internet fez com que muitos dos espectadores se sentissem frustrados. Trazendo assim a falta de satisfação e consequentemente muitas reclamações.
Por este motivo, é necessário uma análise cuidadosa de variáveis como crenças, costumes e cultura da população que será alcançada, para que o resultado obtido através da ação não seja controverso do até então esperado.
O marketing e o esporte precisam estar aliados, pois os dois buscam aumentar as experiências emotivas produzidas por seus espetáculos.
Colunista : Gabriel Luan
Abaixo, comente e faça perguntas, para aumentarmos e otimizarmos nossos conceitos sobre o tema.
Abaixo, comente e faça perguntas, para aumentarmos e otimizarmos nossos conceitos sobre o tema.
Em maio de 2009, foi publicado no you tube: "A espetacular industria do marketing esportivo e sua influência sobre o consumo."
ResponderExcluirVideo produzido para a disciplina MH604 - Faculdade de Educação Física - UNICAMP.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=66mBI_ZLeOs
Muito bom o texto.
ResponderExcluirbom texto concordo gostei da parte da camisa do atletico k
ResponderExcluirExcelente texto! Muito esclarecedor!
ResponderExcluirOtimo texto
ResponderExcluirO TEXTO FICOU MUITO BOM.
ResponderExcluirO TEXTO FICOU MUITO BOM.
ResponderExcluirMuito bom, realmente não só no futebol, mas todo o esporte necessita dessa propaganda do Marketing.
ResponderExcluirEsse texto foi muito esclarecedor, de fato estamos cercados de marketing, e no esporteeé onde nós conseguimos realmente ver isso.
ResponderExcluirUm texto muito
ResponderExcluirbem elaborado
e MARKETING E FUTEBOL
É uma grande uniao de sucesso!!!
Otimo texto
ResponderExcluirPoste mais, pois esse
Ficou excelente!
Em um,mundo de consumismo, o marketing esta em literalmente tudo que nos cerca, e como foco aqui é o marketing no futebol, achei interessantes o posicionamento do autor,bem claro e esclarecedor.Parabéns!
ResponderExcluirParabens gabriel pela sua excelente obra Railayne
ResponderExcluirMt boom !!! Otimoo texto
ResponderExcluirBoa noite Gabriel!!!!!! Venho parabeniza vc pelo seu texto pois ficou Ótimo.....vejo seu esforço em tudo que faz principalmente sua dedicação ao seu trabalho e seus estudos.continue assim pois vc ira longe.admiro muito seu trabalho e sua dedicação aos estudos.Abraços
ResponderExcluirMarketing é o que dá vida aos negócios e empreendimentos. No mundo atual precisamos dele em tudo! Muito bom o texto
ResponderExcluirExcelente texto um dos melhores q ja li
ResponderExcluire dificil encontrar um texto assim q faca com q as pessoas sintam vontade de ler
Excelente texto
ResponderExcluirO marketing é muito vantajoso para as empresas e não seria diferente no futebol, pois ajuda na divulgação do clube em outros centros esportivos, além de divulgar marcas e produtos em todo o mundo, assim todos saem ganhando , tanto o time quanto o patrocinador. Ótimo texto! :@
ResponderExcluirMuito bom! O tema foi abordado de forma bem interessante. Gostei de outros temas do blog também.
ResponderExcluirVou compartilhar.
Concordo com Você, realmente ficou muito interessante!
Excluir