O Marketing visual é uma ferramenta utilizada com o objetivo de destacar produtos e serviços. Esse tipo de marketing é um dos mais importantes, pois de acordo com algumas pesquisas, as pessoas gravam mais o que vêem do que o que ouvem ou sentem.
No caso da divulgação de produtos, se o Marketing for utilizado de forma correta, ele vai atender alguns objetivos como: chamar atenção dos consumidores para tal produto; sobrepor este produto a outros do mesmo ramo; e influenciar os consumidores a não só consumir, como também a indicar este produto às outras pessoas. O marketing visual dos produtos deve ser elaborado com muita cautela, desde a embalagem ao aspecto de seu conteúdo.
As cores da embalagem também podem ser usadas como estratégia para destacar os produtos.
Num corredor de xampus, por exemplo, onde todos os produtos normalmente são coloridos para diferenciar os tipos de cabelos, a linha Tresemmé apresenta seus produtos com as cores preto e branco. Normalmente, não percebemos que é uma simples estratégia para destacar os produtos da marca aos outros no mesmo corredor. Então, o foco neste corredor fica automaticamente no que é diferente.

Os produtos podem ser simples, mas com embalagens inovadoras, o produto acaba agregando valor no mercado.
As imagens, sejam ilustrações ou fotos, se não tiverem uma boa resolução, os produtos costumam passar a impressão de que foram feitos de forma mais econômica, ou mesmo que os produtos estão velhos. Essas fotos geralmente devem transmitir uma ideia ao consumidor, de como será se ele adquiri-los. Então essas fotos devem ser bem estratégicas também. E nas embalagens, o que vale muito mesmo é abusar da criatividade.
Não resolve um bom desenvolvimento dos produtos, se estes não tiverem uma boa divulgação. O produto deve ser divulgado para seu público alvo, de forma que este público deseje adquiri-lo. Muitas dessas divulgações têm o envolvimento de um marketing tão forte, que os consumidores adquirem os produtos sem necessidade, simplesmente por influência da divulgação, que pode ser imperativa ou até mesmo ilusória, o que não pode acontecer, pois "cabem às empresas fazerem o marketing condizente com os produtos e serviços que possuem".
A marca é algo que influencia muito. O slogan e a logomarca dos produtos também geram grande influência no momento de decidir quais produtos adquirir, por isso devem envolver estratégias de marketing que gerem resultados. Se bem elaboradas, essas ferramentas ficam gravadas como imagem no inconsciente dos consumidores, levando-os a preferirem certo produto simplesmente porque sua imagem o agradou.
Uma marca pode se tornar muito conhecida, mesmo quando se trata de um produto bem simples, como uma esponja de aço, e acabar nomeando todos os produtos, com sua marca, como o caso do Bombril. Também é o caso dos Cotonetes, que é uma marca de palinetes, dos Danoninhos, que é uma marca de queijo petit suisse, Chiclets, que é uma marca de goma de mascar, entre tantos outros.
As informações visuais em conjunto, devem buscar a preferência do público.
Colunista: Pâmela Gomes
Se gostou da publicação, se quiser fazer perguntas ou sugestões, comente abaixo.
Eu gostei do texto. Muuto esclarecedor.
ResponderExcluirLeandro.
Muito legal. Gostei. Gostei de outras publicações do blog também. Postem mais sobre Marketing Pessoal e Marketing Digital.
ResponderExcluirLuana
Muito bom. Faz sentido a estratégia do Tresemme mesmo.
ResponderExcluirMuito bem elaborada a matéria, parabéns!!!
Concordo com você!
ExcluirMuito bom. Amei o texto. Eu trabalho em loja de cosméticos, e nunca tinha pensado no assunto do marketing visual dos produtos. Muito interessante.
ResponderExcluirAndréia
É verdade muito esclarecedora essa matéria!
ResponderExcluirAprendo muito com tudo isso!
ResponderExcluir