Nenhuma empresa será bem sucedida em uma sociedade falida, através dessa frase podemos entender um pouco da importância do marketing social para empresas e para a sociedade. No mundo contemporâneo fica cada vez mais evidente a necessidade das empresas participarem como agentes transformadores da sociedade no que diz respeito a qualidade de vida das pessoas e do ambiente em que estão inseridas.
Ao longo dos anos as estratégias de marketing social se tornaram imprescindíveis para as empresas, através de uma boa campanha a empresa consegue ser o agente de mudança na sociedade e consequentemente atrair o cliente reforçando o poder de sua marca, quanto mais ações sociais de qualidade a empresa realiza, mais a organização é lembrada pelos clientes como uma empresa que se preocupa com as pessoas e a sustentabilidade, e isso faz toda diferença no momento em que cliente está em dúvida de qual produto irá escolher na prateleira.
No cenário atual muitas empresas voltam suas estratégias para o meio ambiente, já que é o assunto que está em alta no momento é o aquecimento global, lembrando que todas as empresas tem uma responsabilidade social a cumprir, porém algumas conseguem executar a sua cota e fazer ainda mais com estratégias bem elaboradas que melhoram a vida da sociedade. Hoje em dia a responsabilidade social da empresa está ligada diretamente ao marketing social, as empresas que sabem trabalhar alinhando esses dois conceitos conseguem colher os resultados juntos aos seus clientes e na sociedade.
No mundo globalizado, o marketing social tornou-se uma tendência que veio para ficar, abaixo segue alguns vídeos com algumas campanhas sociais de empresas conceituadas no mercado brasileiro.
A AMBEV tem várias estratégias de marketing social, uma delas é o programa AMBEV recicla que tem o objetivo de beneficiar cooperativas de reciclagem, meio ambiente e a sociedade.
O BRADESCO por sua vez em 2008 criou uma estratégia de marketing idealizada como o Banco do Planeta, um Banco dentro de outro Banco onde as suas ações socioambientais estariam focadas no planeta e consequentemente na qualidade de vida das pessoas.
O GRUPO PAO DE AÇUCAR elaborou o programa reciclagem 10 fome zero, onde o objetivo era o consumo consciente e a gestão compartilhada de resíduos. Foram instaladas máquinas nas lojas, onde o cliente poderia descartar as garrafas pet ou latinhas de alumínio, a máquina gerava um cupom onde ele poderia trocar pelo valor do material descartado ou doar o valor do cupom para o programa fome zero.
Abaixo mais um vídeo com exemplos de estratégias de marketing social para reforçar o conceito dessa ferramenta de gestão que é tão disseminada e utilizada atualmente em prol da sociedade.
Muito interessante!!
ResponderExcluirMuito bom!! Gostei do tema, é super atual. Gostei dos outros textos do blog também. Vale a pena ler.
ResponderExcluirEu também!
ExcluirMuito bom! O tema foi abordado de forma bem interessante. Gostei de outros temas do blog também.
ResponderExcluirVou compartilhar.
Acho legal, isso que essas empresas fazem para ajudar e favorecer a sociedade, embora na maioria das vezes seja para se promover!
ResponderExcluirMuitas empresas apresentam programas que realmente fazem a diferença para a sociedade!
ResponderExcluircris
excelente abordagem, nós também trabalhamos assim em nossa agencia de marketing sp
ResponderExcluir