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sexta-feira, 20 de março de 2015

Marketing pessoal: Etiqueta Empresarial

Tão importante quanto ser competente naquilo que se faz é adotar uma postura profissional adequada e favorável ao ambiente de trabalho.
 

 
Todos correm o risco de cometer gafes no dia a dia, mas, ficar atento a pequenos detalhes de comportamento, evita deslizes no seu ambiente de trabalho, como ser chamado a atenção pelo chefe, ou gerar uma situação constrangedora na equipe. O início de um bom trabalho está intimamente ligado à boa impressão causada, e, para isso, a etiqueta empresarial é essencial. Ela permite ao profissional tornar-se uma pessoa mais agradável, segura e espontânea, equilibrando o bom gosto e o bom senso em seu modo de vestir equilibrando suas atitudes. A mesma capacidade que o profissional tem para ocupar o cargo deve transparecer na promoção de sua imagem para exercer sua função adequadamente.
 
Os especialistas em relações humanas e gestão costumam dizer que duas pessoas de igual qualificação técnica estiverem disputando a mesma vaga no mercado de trabalho, terá mais chances de sucesso aquela que melhor souber se apresentar e tratar as pessoas. Conhecer e colocar em prática normas que definem as relações interpessoais no universo dos negócios geram benefícios imediatos, facilitam a interação com os clientes, colegas de equipe e chefias, e ajudam no fortalecimento da autoestima e autoconfiança em qualquer circunstância da vida profissional. Hoje, no mundo do trabalho, é importante que as pessoas façam acontecer, se comprometam, se engajem em causas justas, tenham vontade de aprender e de serem cada vez melhores.
 
 

Dicas de Etiqueta empresarial:
 
Pontualidade é ponto de honra;
 
Roupas e assessórios devem ser discretos, sem excessos;
 
Cause boa impressão

Procure ter cartões profissionais disponíveis
 
Porta aberta não significa “entre”. É imprescindível parar à porta, sorrir, pedir licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um “bom dia” ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro e só se sente se for convidado por ele;
 
Ao conversar olhe nos olhos;
 
Aprenda a ouvir;
 
Não se distraia durante a conversa;

Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito, jogando-se na cadeira (mesmo se estiver cansado), e também não se sente na beirada da cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, porém ereto e forma adequada;

Elogie com sinceridade seu interlocutor. O elogio é uma ferramenta poderosa para elevar a autoestima e atenuar os efeitos desagradáveis de uma critica;

Evite fofocas e comentários maldosos e indiscretos a respeito de qualquer funcionário, mesmo que ele esteja ausente;


 
Colunista: Eliana Souza
 
 
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6 comentários:

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