Eis uma pergunta com resposta complexa, mas possível. O uso de estratégias de marketing no Whatsapp esbarra em uma questão simples: a ferramenta é basicamente usada para comunicação entre pessoas, seja em grupos ou individualmente. Inserir uma empresa neste ambiente pode soar estranho ou, como coloquei no título, invasivo. Mas devo descartar de cara essa plataforma usada em muitos smartphones? Nossa orientação aqui é: tenha bom senso.
Em primeiro lugar, pense se o seu público está aberto a receber campanhas pelo Whatsapp. Ele está habituado a receber campanhas por canais digitais? Ele já fez alguma interação com a sua marca? De quais maneiras esse prospect usa o Whatsapp? Não adianta pensar em estratégias mobile se o seu target não está dentro desse ambiente.
Segundo ponto importante: não faça, de jeito algum, spam. Se o spam via e-mail é pouco efetivo, uma campanha mal planejada no Whatsapp pode parecer invasiva e manchará a sua marca. Lembre-se: o envio de mensagens via Whatsapp pressupõe que você tenha o telefone do seu prospect ou cliente. Se ele não te conhece e recebe uma mensagem sua, a reação tende a ser de susto, ignorando as comunicações que você fizer posteriormente.
Para evitar o spam, há uma estratégia simples: prefira contatos opt-in, ou seja, que entraram deliberadamente na sua base (e que querem receber suas mensagens). Na hora de cadastrar clientes ou prospects, pergunte se eles querem receber suas campanhas. Isso é fundamental para criar ações que não sejam invasivas.
Para fazer essas campanhas, leve em conta as peculiaridades e restrições do Whatsapp. Ele vai além das SMSs, pois permite envio de imagens, áudio e até vídeos. Porém, isso pode sobrecarregar os smartphones do seu público-alvo, sem contar a banda necessária para fazer o download desses conteúdos. A ferramenta permite mensagens longas, mas um texto curto tem mais chances de ser lido em qualquer dispositivo – a depender da resolução da tela, um anúncio muito grande pode não caber tela.
Por fim, vale pensar em abordagens diferentes para se usar com o Whatsapp. Vá além das mensagens de texto. Ele pode funcionar como plataforma de atendimento ao cliente: no lugar de ligar, o consumidor conversa pelo sistema e resolve seu problema. Outro uso interessante: lembretes. Um médico pode investir no Whatsapp para alertar seus pacientes a respeito de consultas próximas.
Abaixo, comente e faça perguntas, para aumentarmos e otimizarmos nossos conceitos sobre o tema.
Bacana, muito esclarecedor!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa! Muito interessante!
ResponderExcluirO whatsapp é uma ferramenta de comunicação, como telefones. Será que vai virar um "facebook", cheio de publicações de empresas e pessoas divulgando seus produtos e serviços?
ResponderExcluirA questão dos lembretes é muito inteligente.
ResponderExcluirA questão é exatamente essa. Se o whatsapp for utilizado de forma errada ou mal pensada, o marketing não vai funcionar. Pelo contrário, pode afastar o público alvo.
ResponderExcluirVerdade, concordo com você, é uma ferramenta bem útil, mas que é necessário saber utilizar!
ResponderExcluirMuito bom! O tema foi abordado de forma bem interessante. Gostei de outros temas do blog também.
ResponderExcluirVou compartilhar.