O estudo e o reconhecimento da importância do marketing têm se espalhado no decorrer das últimas décadas. Mas desde a antiguidade, antes mesmo de se conhecer profundamente este tema, os resultados obtidos através dele, vêm sendo observados. Vamos analisar os fatos descritos na Bíblia Sagrada.
Comecemos por um dos líderes mais seguidos na história da humanidade, Jesus Cristo. Os seus feitos, milagres e sua forma de ensinar as pessoas, foram divulgadas rapidamente ao redor do mundo, e até hoje se fala dele. Mas como esta divulgação foi realizada? Como alcançou as diferentes gerações através do tempo? Como isso foi possível?
Foi possível através dos meios de divulgações existente na época. O marketing interpessoal (mais popular como o marketing boca-a-boca) produz resultados até mesmo superior ao dos demais canais de divulgação utilizado pelo marketing.
As habilidades de Jesus Cristo, são inquestionáveis, independente da igreja ou religião a que se frequenta. Seu marketing pessoal era fantástico,sua facilidade em falar em público e a sua convicção no que dizia, trazia aos seus ouvintes credibilidade e confiança. Ele possuía a característica de um líder servidor e ensinava através do seu exemplo.
Jesus liderava pessoas que não possuíam muitas habilidades que os fizessem sobressair sobre as demais daquela época. Mas conseguiu fazer com que esses discípulos se tornassem pessoas melhores. A junção do marketing pessoal e dos canais de divulgação utilizados, resultaram em todo este sucesso.
Podemos utilizar também outros exemplos de marketing na bíblia e adequá-los a nossa realidade. O jovem rico citado em Mt 19- 16:22, diz possuir várias qualidades e seguir os mandamentos contidos nas escrituras. Mas quando ouviu de Jesus, que deveria abrir mão de suas riquezas e segui-lo, o jovem rico se entristeceu e foi embora.
Desta maneira ele não se atentou ao principal mandamento: Amarás ao Senhor teu Deus, de todo o seu coração, de toda tua alma, de todo seu entendimento e com todas as suas forças. (Mc 12-30). Ou seja, amar a Deus acima de todas as coisas.
Comparando com o nosso cotidiano, podemos substituir o jovem rico por pessoas que se candidatam a determinados empregos, dizem possuir todas as habilidades requeridas para o cargo. Mas ao serem contratados, não conseguem realizar o que é solicitado. Temos este exemplo também, em algumas empresas que fazem propagandas alucinantes, mas seus produtos, de baixa qualidade, acabam decepcionando os clientes.
Este tipo de divulgação não traz tanto resultado como no passado, pois conforme já mencionado anteriormente, o marketing interpessoal tem papel fundamental na hora de definir o sucesso ou fracasso de um determinado produto no mercado.
Cabem às empresas fazerem o marketing condizente com os produtos e serviços que possuem, pois afinal, está escrito em Provérbios 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.”, e em Filipenses 4.8, "Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há, (...) seja isso o que ocupe o vosso pensamento."
Cabem às empresas fazerem o marketing condizente com os produtos e serviços que possuem, pois afinal, está escrito em Provérbios 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.”, e em Filipenses 4.8, "Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há, (...) seja isso o que ocupe o vosso pensamento."
Colunista: Gabriel Luan
Comente abaixo.
Super interessante!!!
ResponderExcluirCom essa abordagem, realmente faz sentido relacionar os dois temas.
Amei!!!
Muito interessante! Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom , Gabriel!
ResponderExcluirExcelente junção de exemplos, nunca tinha olhado como estes olhos, e a mais pura verdade.
ResponderExcluirImpressionante a capacidade de ver marketing em todos os lugares. Futebol, watshap e ate mesmo na biblia. Parabens
ResponderExcluirMuito bom o método com o qual analisa as posturas e abrangencia dos temas liderança e marketing. Boa matéria Gabriel Luan.
ResponderExcluirBom, super interessante...
ResponderExcluirBom, super interessante...
ResponderExcluirÓtimas referências bíblicas!
ResponderExcluirNa bíblia encontramos referências para o que menos esperamos. E ela foi escrita há milhares de anos e tem tudo "atualizado".
ExcluirIncrível a Palavra de Deus mesmo, não é?
Num é que é mesmo! Nosso DEUS...
ExcluirEle realmente é incrível, já tinha tudo planejado♥
É verdade Jesus é maravilhoso e um líder excepcional, boa abordagem Gabriel.
ResponderExcluirÈ impressionante o quanto nos surpreende o Senhor Jesus!
ResponderExcluirCris
Impressionante essa abordagem É surreal dois temas diferentes mas ao mesmo tempo são iguais
ResponderExcluir