Tão importante quanto ser competente naquilo que se faz é adotar uma postura profissional adequada e favorável ao ambiente de trabalho.
Todos correm o risco de cometer gafes no dia a dia, mas, ficar atento a pequenos detalhes de comportamento, evita deslizes no seu ambiente de trabalho, como ser chamado a atenção pelo chefe, ou gerar uma situação constrangedora na equipe. O início de um bom trabalho está intimamente ligado à boa impressão causada, e, para isso, a etiqueta empresarial é essencial. Ela permite ao profissional tornar-se uma pessoa mais agradável, segura e espontânea, equilibrando o bom gosto e o bom senso em seu modo de vestir equilibrando suas atitudes. A mesma capacidade que o profissional tem para ocupar o cargo deve transparecer na promoção de sua imagem para exercer sua função adequadamente.
Os especialistas em relações humanas e gestão costumam dizer que duas pessoas de igual qualificação técnica estiverem disputando a mesma vaga no mercado de trabalho, terá mais chances de sucesso aquela que melhor souber se apresentar e tratar as pessoas. Conhecer e colocar em prática normas que definem as relações interpessoais no universo dos negócios geram benefícios imediatos, facilitam a interação com os clientes, colegas de equipe e chefias, e ajudam no fortalecimento da autoestima e autoconfiança em qualquer circunstância da vida profissional. Hoje, no mundo do trabalho, é importante que as pessoas façam acontecer, se comprometam, se engajem em causas justas, tenham vontade de aprender e de serem cada vez melhores.
Dicas de Etiqueta empresarial:
Pontualidade é ponto de honra;
Roupas e assessórios devem ser discretos, sem excessos;
Cause boa impressão
Procure ter cartões profissionais disponíveis
Porta aberta não significa “entre”. É imprescindível parar à porta, sorrir, pedir licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um “bom dia” ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro e só se sente se for convidado por ele;
Ao conversar olhe nos olhos;
Aprenda a ouvir;
Não se distraia durante a conversa;
Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito, jogando-se na cadeira (mesmo se estiver cansado), e também não se sente na beirada da cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, porém ereto e forma adequada;
Elogie com sinceridade seu interlocutor. O elogio é uma ferramenta poderosa para elevar a autoestima e atenuar os efeitos desagradáveis de uma critica;
Evite fofocas e comentários maldosos e indiscretos a respeito de qualquer funcionário, mesmo que ele esteja ausente;
Colunista: Eliana Souza
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Em breve, mais postagens.
Legal e super importante para o nosso dia dia
ResponderExcluirVerdade!
ExcluirÉ verdade precisamos estar atentos todos os dias!
ResponderExcluirTemos que nos policiar sempre para não cometer esses erros!
ResponderExcluirConcordo!
ResponderExcluirEsses comportamentos quando não, são bem avaliados prejudicam e muito a pessoa.
ResponderExcluirCris